Home > Campeonato Brasileiro Série A > Grêmio bate o Vasco na Arena e sobe na tabela

Grêmio bate o Vasco na Arena e sobe na tabela

Nem a boa fase do Grêmio foi suficiente para uma vitória tranquila do Grêmio sobre o Vasco. Neste domingo (4), pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor teve trabalho para vencer o cruz-maltino por 2 a 0 na Arena. Com um gol em cada tempo, os comandados de Renato Portaluppi saíram na frente no final do 1º tempo em um pênalti de Wellington em Pedro Geromel, que Lucas Barrios converteu. O Gigante da Colina até chegou a levar perigo ao gol de Grohe no 2º tempo, mas nos acréscimos, o Grêmio encontrou um buraco na defesa vascaína e Luan fechou a conta.

Com o resultado, o Grêmio chega aos nove pontos, assume momentaneamente a vice-liderança, atrás do Corinthians (10), mas pode ser superado por Cruzeiro ou Chapecoense, que se enfrentam ainda neste domingo. Já o Vasco fica parado nos seis pontos, na 10ª colocação. Na 5ª próxima rodada, o Grêmio enfrenta a Chapecoense, na quarta-feira (7), às 21h45, na Arena Condá, em Chapecó. No mesmo  dia e horário, o Vasco recebe o Corinthians em São Januário.

Grêmio tenta tomar o forte cruz-maltino

Gremio x vasco

Lucas Barrios abriu o caminho da vitória tricolor. Foto: Lucas Uebel Grêmio

Com dificuldades para penetrar na defesa vascaína, o Grêmio arriscou de fora da área com Ramiro, mas sem sustos para Martín Silva, aos 6 minutos. O Vasco respondeu em seguida, e em dois minutos, levou muito perigo à meta tricolor. Primeiro com Paulão, aos 10, e um depois depois com com Manga Escobar. O Grêmio só voltou a ameaçar em dois momentos após os 20 minutos. No primeiro, Pedro Rocha recebeu passe de Michel, mas Martín Silva se antecipou e afastou. Depois, ele recebeu passe de Luan, arriscou de fora da área e a bola foi para fora.

Se a tradicional troca de passes não entrava, o jeito foi tentar o plano B. A bola aérea. Aos 36, numa cobrança de escanteio feita por Luan, Pedro Geromel dividiu com Wellington, caiu na grande área e o árbitro Sandro Meira Ricci assinalou pênalti. Houve muita reclamação dos vascaínos devido a marcação do juizão. Lucas Barrios bateu praticamente no meio do gol, Martín Silva pulou para o lado direito. O paraguaio marcou pela 12ª vez com a camisa tricolor. Por pouco, o Vasco não empatou com um velho conhecido. Aos 42, Paulão – ex-Inter e Grêmio – subiu mais alto que Geromel e cabeceou para fora. No último lance da etapa, Pedro Rocha avançou, invadiu a área e quase marcou. Defesa do Vasco afastou para escanteio.

O jogo fica franco

Gremio x vasco

Luan fechou o triunfo gremista no final. Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

No prejuízo e se sentindo injustiçado, o Vasco voltou com postura mais agressiva na etapa final. Milton Mendes sacou o colombiano Manga Escobar e colocou Thalles. Aos três minutos, Douglas bateu falta com perigo. Aos seis, em jogada de Matheus Vital, Kannemann tentou afastar e quase marcou contra. Dois minutos depois, Matheus Vital aproveitou rebote e mandou por cima.

O Tricolor ressurgiu no campo de ataque aos 14 minutos, quando Léo Moura cruzou e Martín Silva passou lotado. Porém, Barrios não alcançou. Antes do 20 minutos, Milton Mendes fez suas duas últimas substituições, colocando Guilherme e Nenê nos lugares de Mateus e Wellington. Aos 28, Nenê cobrou falta e Thalles cabeceou para fora. Aos 32, Renato promoveu o retorno do capitão Maicon no lugar de Barrios. Já o Vasco, de sangue novo com Nenê e Guilherme Costa, tentava se aproximar do ataque, mas não conseguia levar perigo como anteriormente.

Aos 34, Pedro Rocha recebeu passe de Maicon, tentou driblar o arqueiro Martín Silva, mas foi desarmado pelo uruguaio. Na última troca, Renato retirou Ramiro e colocou Edílson, que se recuperou de lesão. Aos 38, no contragolpes, o Grêmio perdeu a chance do segundo gol. Arthur entrou livre na área, mas errou passe para Luan e Wellington tirou. Logo depois, Maicon assistiu a Pedro Rocha, que cruzou para a Luan, que finalizou em cima de Paulão. Aos 46, Nenê invadiu a área e tentou cavar um pênalti em cima de Geromel. A encenação não foi bem entendida por Sandro Ricci que mostrou amarelo para o atacante. O técnico Milton Mendes foi expulso por reclamação.

Aos 47 minutos, Luan começou a jogada, tocou para Maicon. O volante abriu para Léo Moura, que cruzou. Gastón Fernández deu de calcanhar para Luan e o atacante finalizou para marcar o segundo gol gremista.

Grêmio 2 x 0 Vasco
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Sandro Meira Ricci – SC, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho – SP e Marcelo Carvalho Van Gasse – SP
Gols: Lucas Barrios 37´ 1T, Luan 47´ 2T
Cartões amarelos: Cortez, Barrios (G); Gilberto, Wellington, Nenê (V)
Público: 22.579 pagantes (total: 24.644 torcedores)/Renda: R$ 782.574,00

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur (Gastón Fernández), Michel, Ramiro (Edílson), Luan e Pedro Rocha; Barrios (Maicon]). Técnico: Renato Portaluppi.

Vasco: Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Wellington e Jean (Nenê); Kelvin, Douglas e Mateus Vital (Guilherme Costa); Manga Escobar (Thalles). Técnico: Milton Mendes.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

Ouça as entrevistas pós-jogo.

Leave a Reply