Home > Copa Libertadores da América 2018 > Conmebol atualiza ranking e confirma os cabeças de chave da Libertadores 2018

Conmebol atualiza ranking e confirma os cabeças de chave da Libertadores 2018

libertadores2018

A Conmebol divulgou, na noite desta terça-feira (19), o seu ranking atualizado, que usa como critério para o sorteio da Libertadores. A entidade máxima do futebol sul-americano confirmou quatro equipes brasileiras como cabeças de chave na edição 2018: Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro. River Plate, Boca Juniors, Atlético Nacional e Peñarol fecham o pote 1. O Palmeiras está no pote 2, e o Flamengo aparece no pote 3. A entidade sorteia nesta quarta, a partir das 21h (de Brasília), os grupos e os confrontos das duas fases prévias da competição.

São três itens que formam a pontuação: o desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2007, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos; a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Grêmio, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2016, o Atlético Nacional, e assim por diante. Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2008 e 2017 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.

Vasco e Chapecoense estão na segunda fase prévia do torneio. O Cruz-Maltino estará no pote 1 para a definição dos confrontos, e a Chape caiu no pote 2. Equipes do mesmo país só ficarão no mesmo grupo caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, Vasco e Chapecoense são os únicos brasileiros que podem cair em chaves que tenham um dos demais representantes do Brasil. Com isso, há chances de que os rivais Flamengo e Vasco caiam no mesmo grupo.

Na atualização do ranking, o River Plate ultrapassou o rival Boca Juniors e é o novo líder. Os xeneizes ficaram em segundo, seguidos de Grêmio e Atlético Nacional. Atlético-MG, em sétimo, e São Paulo, em oitavo, aparecem no Top-10 do ranking, mas não estão na Libertadores.

O Independiente é o único que não teve sua pontuação considerada para estabelecer em qual pote entraria. Se levada em conta sua posição no ranking, o time argentino entraria no terceiro pote. No entanto, como campeão da Copa Sul-Americana, o Rojo foi para o pote 2, assim como ocorreu com a Chapecoense em 2017. O Flamengo teria tal benefício caso tivesse conquistado o torneio contra os argentinos.

Dos 47 participantes da Libertadores de 2018, 46 já estão definidos. Apenas um representante chileno não é conhecido. Unión Española e Universidad Concepción se enfrentam nesta quarta, no mesmo horário do sorteio, em duelo dos dois vice-campeões do Campeonato Chileno e definem quem irá para o torneio. O vencedor entra na segunda fase prévia.

O Concepción venceu o jogo de ida por 1 a 0 e tem vantagem. No entanto, caso a Unión Española ganhe, entrará no pote 1 dos confrontos da segunda fase prévia. O Concepción entraria no pote 2 e, com isso, o Melgar subiria o pote 1.

Confira todos os potes

POTE 1

River Plate
Boca Juniors
Grêmio
Atlético Nacional
Peñarol
Santos
Corinthians
Cruzeiro

POTE 2

Independiente
Emelec
Estudiantes
Cerro Porteño
Palmeiras
Bolívar
Libertad
Universidad de Chile

POTE 3

The Strongest
Colo-Colo
Racing
Flamengo
Defensor
Alianza Lima
Millonarios
Real Garcilaso

POTE 4

Atlético Tucumán
Deportivo Lara
Monagas
Delfín
Classificado segunda fase prévia
Classificado segunda fase prévia
Classificado segunda fase prévia
Classificado segunda fase prévia

FASE PRÉVIA

SEGUNDA FASE

POTE 1

Nacional
Santa Fe
Guaraní
Independiente del Valle
Jorge Wilstermann
Unión Española*
Vasco
Junior Barranquilla ou Melgar

POTE 2

Melgar (pode ir para o pote 1 se o Universidad Concepción vencer a Unión Española)
Chapecoense
Banfield
Santiago Wanderers
Carabobo
Universidad Concepción*
Classificado Fase 1
Classificado Fase 1
Classificado Fase 1

PRIMEIRA FASE

POTE 1

Olimpia
Universitario
Deportivo Táchira

POTE 2

Montevideo Wanderers
Oriente Petrolero
Macará

Grêmio será cabeça de chave na busca pelo tetra (Foto: Lucas Uebel/Grêmio).

Leave a Reply