Home > Categoria de base > Vem aí a 30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

Vem aí a 30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

Enquanto que o mês de janeiro é o período de férias para o futebol profissional, as categorias de base iniciam com tudo as suas atividades. No dia 11 de janeiro começa a 30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil.

A comissão organizadora do tradicional torneio definiu a tabela de jogos para a competição que acontece entre os dias 11 e 20 de janeiro. A abertura da competição será entre o Internacional, atual campeão, e o Juventude. O confronto entre gaúchos está marcado para as 21h. Antes disso, a partir das 19h, acontece a cerimônia oficial de abertura do evento.

As outras agremiações gaúchas, Grêmio e Cruzeiro de Santiago, debutam sexta e sábado, respectivamente. O Tricolor enfrenta o Luverdense, às 19h. Já o dono da casa entra em campo pela primeira vez às 19h do sábado (13). Progresso e Novo Hamburgo se enfrentam no dia 12, às 21h. A partida mais esperada da fase de classificação é o Gre-Nal que acontece no domingo (14), às 20h.

Como a competição este ano será disputado em um espaço mais curto de tempo, no sábado e no domingo haverá jogos em Capão do Cipó, Cacequi, Nova Esperança e São Vicente do Sul. Os confrontos serão simultâneos e disputados às 10h.

Treze clubes estarão na disputa do título e a competição está dividida em três grupos, sendo que o C terá 5 equipes. A fórmula da competição segue a mesma da edição anterior. Os grupos A e B jogam um contra os outros, e os integrantes do C duelam entre si. Classificam-se os dois primeiros de cada e os dois melhores terceiros.

Integram o grupo A Internacional, Tubarão (SC), Luverdense (MT) e Ponte Preta (SP), enquanto Juventude e Grêmio estão no grupo B, ao lado de Chapecoense (SC) e Coritiba (PR). No grupo C estão os donos da casa Cruzeiro de Santiago (RS), juntamente com Novo Hamburgo e o Progresso Futebol Clube (RS), além do Sport Club do Recife (PE) e Palmeiras (SP).

O Progresso participa da competição contando com a parceria com o Sport Club Ivoti cedendo atletas. Em 2015, atletas do clube do Vale representaram a equipe do Cruzeiro de Santiago e foram campeões, em um título inédito para o clube da fronteira. Agora este ano atletas do Ivoti disputarão a competição representando a equipe de Pelotas buscando repetir o feito. A primeira fase termina no dia 17 e no dia seguinte já iniciam os jogos eliminatórios.

copasantiago2018

Em 2017, o Inter venceu o Grêmio e conquistou o 14º título da Copa Santiago. Foto: Ieda Beltrão.

1 Response

  1. Paulo Bizzarro

    Desde o início da competição, em 1989, o Internacional foi campeão por 14 vezes enquanto o Grêmio levou o título em seis edições.

Leave a Reply